CERATOCONJUNTIVITE SECA EM CÃES
Seu pet possui uma secreção nos olhos que 5 minutos depois que você limpa ela volta? Cuidado que ele pode ser portador de uma doença oftalmoloÌgica chamada Ceratoconjuntivite Seca (CCS), tambeÌm conhecida como siÌndrome do olho seco, que pode levar aÌ€ cegueira.
Se caracteriza pela deficieÌ‚ncia da laÌgrima que pode ser quantitativa (quando a produção eÌ insuficiente, medido pelo Teste Lacrimal de Schirmer), ou qualitativa (quando háÌ redução nos constituintes lipiÌdicos e mucina da laÌgrima, reduzindo o tempo de permanência dela no olho).
Nessas situações o paciente pode apresentar olho muito vermelho, secreção purulenta aderida na coÌrnea e paÌlpebras, ressecamento ocular, perda da transpareÌ‚ncia da córnea com pigmentação e vascularização, coceira nos olhos e diminuição ou perda da visão.
EÌ mais comum em cães das raças bulldog, pug, yorkshire, lhasa apso, shihtzu, beagle, cocker spaniel, schnauzer e poodle.
O ar poluiÌdo dos centros urbanos, ventos, poeira, ar condicionado, secador de cabelo apoÌs o banho, são alguns agravantes e os animais portadores de CCS podem apresentar complicações.
A higiene e limpeza dos olhos com soro fisioloÌgico eÌ o primeiro passo para se iniciar o controle dessa afecção. O tratamento depende da gravidade de cada paciente, mas em todos deve ser realizado de forma contiÌnua. Por isso eÌ uma doença que requer controle perioÌdico ao oftalmologista.
Atualmente a ceratoconjuntivite seca é a doença ocular mais frequente na clínica oftalmológica e muitos animais nem são diagnosticados. Isso significa que o seu cão pode ter olho seco e você nem sabe.
Portanto, não espere o seu melhor amigo dar sinal de cegueira para você procurar ajuda. A doença não tem cura, mas tem controle se diagnosticada precocemente.
Na dúvida do que o seu pet tem nos olhos, procure um oftalmologista veterinário.
VOLTAR